Hora de dizer adeus.

Desde o fim da 2ª temporada que não se falava em outra senão o anúncio de que o elenco protagonista de "Glee" estava de saída. Finn, Rachel, Kurt, Santanna, Mercedes, Quinn, Mike e Puck estariam se despedindo do New Direction, do McKinley High e de Glee como um todo. Ao menos era o que todos os sites de notícias afirmavam.

Felizmente, isso não passava de uma grande "balela" e Ryan Murphy confirmou que TODOS os personagens irão retornar. Porém, não farão parte do elenco fixo da série, apenas farão participações especiais como já é de costume e do jeito que Glee adora um guest star, eu não duvidaria que Lea Michelle aparecesse por mais tempo em tela do que qualquer um dos não-seniors que ficaram no colégio.

De qualquer modo, olhemos este episódio sim como uma despedida. E a minha primeira reação seria dizer que estou satisfeito com absolutamente tudo. A série fechou este arco de 3 anos com muito carinho e dedicação aos seus personagens, sem fugir a premissa de 'loosers' que estes mesmos carregavam e deu o encaminhamento ideal a cada um deles.

Sou grato por ter acompanhado esta jornada e ainda mais por não ter abandonado a série no momento em que se encontrava em seu pior momento. Dito isso, tiro como grade conclusão que "Glee" é e sempre foi os seus personagens. Tudo bem que as músicas e todo o apelo ao público jovem fez de "Glee" o sucesso que foi (já não é tanto hoje), mas não foram elas que nos fizeram rir, nos emocionar e nos fazer se importar com uma série como esta.

Então, todos estão se despedindo e não há nada que possamos fazer a não ser acompanhá-los por cada segundo até o momento do adeus. Bem anuncia Mr. Schue no início do episódio, declarando que a tarefa dessa semana era simplesmente dizer "goodbye".

Esse episódio funciona muito bem, não apenas com uma season finale, mas como uma grande despedida. Principalmente porque a cada minuto de episódio havia um senso de vazio se aproximando. Então, quando os corredores se esvaziam e o momento da formatura se aproxima, vem junto o nó na garganta e a certeza de que "Glee" a partir daquele momento não será mais a mesma.

Obviamente, as músicas "cafonas" contribuíram para criar o clima de adeus. E apesar de não gostar da maioria, confesso que me diverti bastante com "You Get What You Give", que marca a última apresentação dos Seniors na sala de coral. A homengem de Mr. Schue aos demais também foi bacana, mas o grande destaque de fato foi "Roots Before Branches", a última música solo de Rachel.

No final das contas, estou satisfeito. Satisfeito por Santanna ter tido a oportunidade de ir para New York, por Rachel não ter que abandonar seu sonho por um casamento precipitado, por Finn ter tomado a decisão certa na hora certa, por Kurt poder ficar por mais um ano em Ohio antes de ir para NINHADA, por Mike não deixar que ninguém o desviasse do seu sonho e por Puck passar em geografia com um C- e poder se formar.

Quando paramos, então, para pensar em cada um desses personagens e o quanto cresceram penso que não há ninguém que passe por essa jornada sem levar algo de bom dela, assim como não há como não ficar emocionado com o fim dessa "era" que foram os três anos de "Glee".

Quem já teve que se despedir de algo ou alguem que se importa, seja este alguém um amigo, um parente ou até um personagem de série, sabe qual é a mensagem que esse episódio quis passar. E entendeu que para aqueles personagens é o fim, mas que para nós é apenas um recomeço.

Obrigado à todos que acompanharam as minhas reviews. Nestes 22 episódios compartilhei bastante e agora gostaria que vocês compartilhassem também. Deixem nos comentários as suas experiências com "Glee". Até lá, nos vemos na 4ª temporada.

Músicas do episódio:

"Forever Young" - Rod Stewart: Will (Matthew Morrison)

"I'll Remember" – Madonna: Kurt (Chris Colfer)

"You Get What You Give" - New Radicals: New Directions' Seniors Members

"In My Life" - The Beatles: New Directions' Juniors Members

"Glory Days" - Bruce Springsteen: Puck (Mark Salling) e Finn (Cory Monteith)

"Roots Before Branches" - Room For Two: Rachel (Lea Michele) e Finn (Cory Monteith)

Postar um comentário Disqus

 
Top