Eu sairei daqui talvez não como um herói, mas será dentro do meus próprios termos.

E acabou que Percy não saiu foi de jeito nenhum. A série fez graça e poesia com a desgraça do homem. Ela o deixou dançar, fazer os outros de fantoches, ameaçar, brincar com o "verdadeiro poder", zoar da cara daqueles que o temiam, e terminou colocando ele de volta na prisão, desta vez para sempre. 

A vilania de Percy durou 2 temporadas. Durante este tempo vimos a megalomania dele aumentar cada vez mais, chegando ao ponto dele fingir que o satélite BESTA tinha mesmo capacidade para matar uma grande população, e ainda convenceu o presidente dos EUA disso. No entanto, a verdadeira arma dele era a lealdade dos agentes da Division. Sempre com aquele discurso (mentiroso) de "eu me preocupo com vocês", "eu sei da capacidade de vocês", Percy conseguiu conquistar a confiança de alguns como Robbin, que apareceu no 2x22, e Roan, que estava pronto para destruir uma cidade e provavelmente sucumbir com ela. 

Depois destes dois anos então, era a hora de Nikita finalmente vencê-lo e sobreviver sem ele. E a série fez isso com maestria. Para que a morte de Percy acontecesse, muitas coisas tinham que ser avaliadas. Ele sempre tinha uma carta na manga, um sinal que seria emitido para explodir isso ou liberar aquilo. Nikita teve, várias vezes, a chance de enfiar a bala nele, mas nunca o fez porque temia as consequências. Mas não dessa vez. 

Com Roan de prontidão para causar um grande estrago, a morte do patrão era o que o liberaria para seguir com o plano. Porém, a família Nikita, ops, o time de Nikita conseguiu interrompê-lo antes que fosse tarde demais. Alex e Sean o rastrearam e Birkhoff detectou o sinal enviado pelo corpo de Percy, o que nos levou ao adeus ao leal servo do presidente da Division. 

Vale ressaltar que nenhuma das duas mortes foi simples, nem tampouco fácil. Nenhum dos dois morreu por alguma bala na cabeça, o que foi, de certa forma, criativo. A morte de Percy foi poética e a de Roan também. Roan estava disposto a morrer pela sua infinita lealdade, e se foi exatamente por isso. 

Alex e Sean, aliás, foram lindos nesta finale. Enquanto chutavam traseiros da Division, do exército, e o de Roan, Sean, todo desesperado depois daquele beijo, discursava sobre o tal do encontro, numa conversa totalmente cabível para aquele momento. Indiretas mais que diretas entre os dois, acabou o episódio e não vimos a resposta de Alex. Ah, eu quero ver esse encontro. Quero mesmo. Espero que a 3ª temporada não comece com os dois em estado “avançado” já. Quero ver o começo, quando os dois ainda estiverem com aquele friozinho na barriga de início de relacionamento. 

O ponto principal de Homecoming foi exatamente o que o título já transparece: a volta de Nikita para  a Division. Ainda não consegui concluir se isso foi realmente bom ou ruim (para minha opinião), mas existem alguns prós e contras que vale destacar. 

Como diz a própria Nikita, foi lá na agência que ela encontrou a sua casa, foi lá que ela se tornou a pessoa que é, foi lá que ela se apaixonou e, acrescentando, foi lá que ela obteve um objetivo para sua vida, objetivo agora alcançado. Ela chegou, então, no dilema de todo conquistador: depois de atingir sua meta, o que fazer em seguida? 

Essa discussão foi levantada muitas vezes na temporada. Michael e ela questionavam sobre o futuro, o que fariam, o que seriam. Até a habilidade de Nikita em ser mãe e a vontade dele de ter filhos foi discutido. Mas, como sempre, ela o convenceu a ir para outro rumo. Ela sempre faz isso, né. Michael pode até espernear, e pode até dar a última palavra. Porém a última palavra dele sempre será: sim senhora, Nikita. 

Here we go again” é o que a mestra diz à sua aprendiz, convocando-a para lutar ao seu lado outra vez. No entanto, vale lembrar que Alex disse que ficaria até “esta luta terminar”, ou seja, até que Percy/Division fosse derrotado. Sean, por outro lado, entrou na cruzada de Nikita para proteger sua mãe, e depois da morte dela ele já teve sua vingança. Mas e agora? Que motivo os dois terão para ficar na nova jornada? 

Para Ryan, o motivo da “nova Division” é limpar a sujeira da “velha Division”. Amanda, Ari e milhares de outros monstros estão lá fora e precisam ser parados. Além disso, para onde iriam os agentes que, quando recrutados, receberam a promessa de uma segunda chance? A vice-presidente estava lá fora esperando que eles se “rendessem” mas, como Nikita falou, assim que eles abaixassem as armas, seriam metralhados. 

Assim, a única saída para a Division é a própria Division. E não há mesmo outro personagem mais “qualificado” para o comando dela que Ryan que, como Birkhoff já falou, tem o “superpoder” de processar informações. Nikita estará lá para ajudá-lo a levar a agência para um lado mais bondoso, ou melhor, para o que ela originalmente foi concebida: defender os interesses do país. 

Logo, a família de Nikita estará no comando da Division. Alex e Sean provavelmente ficarão, Michael não vai a lugar nenhum, e Birkhoff não vive sem seus amigos, sem contar que agora Sonya é um “grande incentivo” para ele ficar por lá. A impressão que tenho é que Ryan será o novo Percy (vamos torcer para que ele nunca perca seu rumo...), e Nikita será a nova Amanda, aquela responsável por convencer os agentes dos novos valores que definirão a vida deles. 

Entretanto, podemos considerar que este final só é "aceitável" porque a série foi renovada. Vocês imaginam se este fosse o Series Finale? Se terminasse assim, com Nikita simplesmente voltando para a Division? Não daria. O que facilita aceitar isto como certa naturalidade é o fato de que veremos a continuação da história, o que dá a possibilidade de ela ainda chegar ao seu primeiro objetivo: acabar de verdade com a agência.

Os vilões da 3ª temporada, pelo menos inicialmente, serão Amanda e Ari que, como vimos, conseguiram abrir uma Black Box, colocando as mãos em poderosos segredos de Percy. Amanda, claro, quer de volta o poder que dela foi tomado, e certamente investirá nisso. 

Devo concordar que será, pelo menos, engraçado ver Nikita ajudando aquilo que ela queria destruir. Confesso que tenho medo dos rumos que virão, mas quando me lembro da qualidade que a 2ª temporada atingiu, me acalmo mais. Os produtores de Nikita já provaram ser mais do que capazes de nos surpreender, especialmente porque eles sempre se superam numa história que já foi feita e refeita anteriormente. 

Mal posso esperar por setembro. Quem é fã e acompanha as notícias da série sabe que ela corria um grande risco de cancelamento. Com o milagre da renovação, muitos de nós já deve ter declarado amor eterno pela CW... Nikita é uma série maravilhosa, os personagens são maravilhosos, esta temporada foi maravilhosa, e a espera será (muito) sofrida. 

Aguentem as pontas. No final, todas as unhas que roemos por Nikita valem à pena. Abraços e até setembro.


Observações: 

- As cenas de ação estão ficando cada vez melhores. A cena do início, com Nikita enfiando o pente de balas na cabeça do agente da Division, a cena da morte de Percy, e a cena da luta de Roan com Sean e Alex, foram todas épicas. Parabéns para a direção e o roteiro da série. 

- Será que o presidente dos EUA será aliado da nova Division? 

- Sean e Alex, Birkhoff e Sonya, Michael e Nikita. Falta só um par para Ryan. 

- O bom é que mesmo num episódio super tenso, Nikita ainda teve alívio comico. Vide a cena de Michael com uma granada na mão e dizendo para Nikita tomar cuidado, ao que ela responde: “fale por você mesmo”. 

- Quando o hacker abre a Black Box para Amanda, aparece na tela do computador a expressão "Game Change", que também é o título do 1º episódio da 2ª temporada.


 
Top